domingo, 31 de janeiro de 2010

Alternativa ao Windows

Você que já não aguenta mais aquela famosa tela azul do windows, atualização semanal, do nada seu pc travando, vou indicar um excelente SO a altura do Windows, Linux, mas você deve esta se perguntando o que é esse tal de Linux ? Linux é um SO gratuito que tem esse simpatico Pinguim como mascote, abaixo irei explicar melhor como é esse SO.

Linux: é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Google e a Canonical.

Ele pode ser instalado de 2 formas: Live CD ou instalar no HD do seu computador.

Live CDs: Linux sem instalação

Algumas distribuições são especialmente disponibilizadas na forma de Live CDs, capazes de rodar diretamente do CD e dispensando instalação no disco de seu computador – uma boa forma de ter seu primeiro contato. É fácil encontrá-los encartados em revistas de informática nas bancas de jornal, mas você também pode fazer o download e gravar seu próprio CD. Depois, basta certificar-se de que seu micro aceita inicializar pelo drive de CD (a maior parte dos micros produzidos nos últimos 5 anos aceita, mas às vezes é necessário alterar uma opção na BIOS – se tiver dúvida, consulte aquele seu primo técnico!), inserir o CD no drive e ligar o computador.
Veja abaixo alguns exemplos de Live CDs. Há muitos outros, e não é difícil encontrá-los.
Algumas Versões que vcs podem baixar do linux:

Linux Fedora

O Fedora é um sistema operacional baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir. Ele é feito por pessoas em todo o mundo que trabalham em conjunto, como uma comunidade: o Projeto Fedora. O Projeto Fedora é aberto e qualquer pessoa é bem-vinda a participar.
O Projeto Fedora vem até você, liderando o avanço em software livre, gratuito e em conteúdo..

Download: http://fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora

Linux Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

Download: http://www.ubuntu.com/GetUbuntu/download

Sites interessantes sobre o linux

http://iso.linuxquestions.org/
http://br-linux.org/
http://br-linux.org/download/?q=download
http://www.vivaolinux.com.br/linux/
http://www.gdhpress.com.br/kurumin/
http://www.linux.com/
http://superdownloads.uol.com.br/linux/

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
http://www.ubuntu-br.org/
http://fedoraproject.org/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário