domingo, 31 de janeiro de 2010

Apple versus Microsoft

Os estudos de branding dizem que se uma empresa trabalha todo o potencial de sua marca, ela estará plantando valores positivos e isso irá acarretar uma liderança de segmento e, óbviamente, maior lucratividade.

Mas isso era apenas teorias que eu havia aprendido durante meu bacharelado em design gráfico. Como será que isso se aplica na realidade?

Não existe momento mais oportuno do que um momento de crise para testar uma empresa e todos os seus pontos positivos e negativos. É exatamente neste momento que iremos testar a Microsoft e a Apple e suas duas marcas.

Vamos lembrar que a Apple é uma marca que vem sendo trabalhada durante muitos anos, adicionem a este trabalho de marca o lançamento de produtos como Iphone, Ipod, IMac e Macbooks. Além disso a marca também é trabalhada onde quer que a empresa esteja, observe por exemplo a loja.

A Apple Store situada da 5º Avenida em New York. Tive o prazer de conhecer esta loja pessoalmente quando morei com minha esposa em Connecticut. É uma loja fantástica, totalmente baseada no conceito da marca e na experiência do consumidor. O foco não é vender, é fazer com que você sinta que tudo na loja é seu. Todos os computadores estão disponíveis para uso, você pode ver emails, baixar arquivos, falar com amigos e de quebra aprender novas ferramentas - se você desejar - com os funcionário da loja. Existe também o "Genius Bar". Um "boteco" interessante que fica dentro da loja. Todo equipado com Imacs (claro!) onde você pode tirar dúvidas sobre produtos, trocar alguma coisa com defeito ou apenas ficar ali comendo algo saboroso e usando a internet Wifi como em um Café.


Agora vamos lembrar da Microsoft.

Horas, a Microsoft é aquilo que já sabemos. Fez o milagre de criar um sistema operacional que roda em tudo quanto é computador. Dominou por anos o mercado de personal computers. Dominou por anos o mercado de internet o que acabou acarretando em dezenas de processos por conta de sua batalha desonesta contra a Netscape, cheia de negociações fraudulentas e "rolos" para por no chinelo qualquer Gangster de Chicago dos anos 20 e 30. (FONTE: DISCOVERY CHANNEL - A INTERNET) Ganhou bilhões de adeptos que adoram "fuçar" nos buracos do seus sistema. Esses caras foram apelidados de Hackers, crackers, spammers e outros primos. Esses amigos da humanidade são os responsáveis por espalhar coisas lindas chamadas de vírus, spams, trojans, cracks e advinha qual sistema espalha essa praga toda?

A Microsoft também tem a vantagem de que todos nós precisamos sempre estar atualizando o sistema, pagando bem caro por alguns "Updates" que devem tampar algum buraco até surgir outro e assim por diante.

As duas empresas são capitalistas, as duas visam lucro, as duas trabalham para um público de bilhões de pessoas, as duas estão vivendo a crise, as duas tem dificuldades, as duas estão demitindo pessoas e perdendo valor na bolsa e as......opa...perdendo valor na bolsa? Não, isso não. E a marca, como fica?

Realmente, a teoria funciona.

Quando a crise aperta, as pessoas deixam de comprar alguns produtos (comodities) mas existem coisas que as pessoas não querem deixar, um celular, um notebook para trabalhar, um computador e etc. Porém, elas irão buscar a referência, nunca o comoditie. Neste caso, a Microsoft se tornou o comoditie e a Apple ainda é a líder.



Ponto para a Maçã.

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